Auxiliar nas atividades pertinentes a escrituração, demonstrações contábeis, análise de balanços e auditorias.
A contabilidade serve como uma ferramenta de auxílio na tomada de decisão, uma vez que sua dinâmica visa captar, registrar, planejar, acompanhar, resumir, analisar, interpretar e controlar todas as situações que afetem o Patrimônio.
Diversos são os conceitos apresentados onde destacamos:
“É a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e variações, bem como o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial”.
“É a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativo aos atos e fatos da administração econômica”.
A Contabilidade tem como principais fins o planejamento e o controle.
O planejamento consiste em adotar um modelo de ações dentre diversos outros possíveis. Pode abranger toda a entidade, com a mudança do comportamento até hoje adotado ou apenas parcialmente, dependendo do objetivo maior da organização.
O controle está ligado à análise da obediência das definições adotadas pela organização.
A informação contábil apresenta-se como indicador da situação patrimonial tornando possível a verificação do desempenho da organização em atingir as metas traçadas.
Como conseqüência, e pelo possível retorno no caso de êxito no atendimento das metas e políticas delineadas, a informação contábil além de meio de comunicação é uma forma de promover a motivação a todo o corpo organizacional.
Bons Estudos!