Auxiliar de Recursos Humanos

O Setor de Recursos Humanos (RH) é parte integrante da estrutura organizacional de praticamente todas as empresas, excetuando-se apenas aquelas de porte muito pequeno.

Nesses casos, quase sempre a rotina do setor de administração de pessoal é executada pelo escritório de contabilidade contratado pela firma.

Em todos os outros casos, o setor de administração de pessoal é imprescindível para o bom funcionamento dos negócios.

O setor de Administração de pessoal executa algumas funções básicas para o andamento das atividades de uma empresa: admissão de funcionários, controle de presença, treinamento e orientação, compensação, e desligamento.

As empresas precisam de funcionários para desenvolver suas atividades. Estes funcionários são de grande importância para que a empresa possa chegar a seus objetivos, pois a empresa será mais eficaz, quanto mais eficaz for às pessoas que a compõe.

De nada adianta a empresa dispor de ótimos recursos materiais como máquinas, equipamentos, dinheiro, etc., se não possuir pessoas capacitadas e motivadas para utilizá-los.

A contratação ou a dispensa dessas pessoas (recursos humanos da empresa) passa necessariamente pelo Setor de Recursos Humanos (RH).

O que faz um Auxiliar de Recursos Humanos?

O Auxiliar de Recursos Humanos é o profissional responsável por auxiliar o seu superior nas tarefas envolvidas na organização e controle de recursos humanos, através da definição de normas e políticas, que visem dotar a empresa de uma força de trabalho qualificada e eficaz.

Assim, o Auxiliar de Recursos Humanos ajuda na execução de algumas funções básicas para a empresa: contratação de funcionários, controle de presença e faltas do funcionário, apontamento quanto a direitos a serem exercidos pelos empregados (férias, hora-extra, adicionais, etc.), e, por fim, trata das situações de demissão do empregado dentro da empresa.

A atividade de contratação de candidato a emprego na empresa envolve todo o processo de avaliação de necessidade de abertura de vagas para o perfil de trabalhador procurado; formas de divulgação da vaga, recepção, avaliação e seleção de candidatos.

O Setor de Recursos Humanos é o responsável pela contratação dos empregados dentro das leis trabalhistas vigentes no país. Portanto, a admissão de funcionários é uma rotina do Setor de RH. Porém, seu papel não se encerra com a contratação, cabendo a ele integrar o novo funcionário à empresa e à sua nova função, acompanhando e supervisionando o novo funcionário.

Outra rotina do Setor de RH é o controle de frequência do empregado, chamado usualmente de compensação de pessoal.

Cabe ao Setor de RH efetuar o controle de frequência e utilizar o programa de cálculos de salários, impostos, benefícios e outros adicionais previstos no contrato de trabalho e na legislação trabalhista e efetuar o pagamento desses valores. Essa atividade está intrinsecamente ligada aos Setores financeiro ou contábil da empresa.

Por último, também cabe ao Auxiliar de RH, tratar do desligamento de funcionários da empresa, ou seja, dos procedimentos para a demissão de funcionário na empresa.

A rotina de administração de pessoal envolvida nessa atividade inclui os procedimentos estabelecidos em lei, incluindo realizar cálculos de valores através de programa informatizado e representar a sua empresa junto aos órgãos da Justiça do Trabalho ou a sindicatos, entre outros.

Bons Estudos!


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