Chefia e Liderança

Desenvolver o trabalho em equipe, dirigir e controlar processos que visem melhorias nas organizações.

 

Chefia

Quando falamos em chefia e em liderança, de imediato nos vem á mente a tendência a confundir os conceitos, as funções e seus elementos integrantes.

Normalmente, quando se diz “líder”, pensa-se em “chefe”, e vice-versa. Há muito líder que não é chefe, há muito chefe que não é líder, e há aqueles que não são chefes, nem lideres, mas apenas ocupam as funções inerentes.

Muitas são as designações utilizadas para definir a função do chefe: chefia, direção, supervisão, gerencia, coordenador, etc, o que torna complexa qualquer tentativa de se conceituar, de um modo definitivo, o que venha a ser chefia e liderança.

Em lato sensu, chefia significa planejar, organizar, coordenar, acompanhar, supervisionar, orientar,instruir,controlar,etc.

Em stricto sensu, chefia exprime, simplesmente, fazer o grupo funcionar para que seja atingido determinado objetivo.

Na prática, nota-se que as atribuições do chefe dependem, principalmente, do contexto em que ele estiver inserido, variando em sua intensidade de acordo com as exigências do meio e dos objetivos.

Liderança

Liderança é o exercício da autoridade em um grupo social, depende de certas qualidades que variam com a natureza do grupo social e as circunstâncias em que se estabeleceu esta liderança.

Os líderes exercem as mais diversas funções, tais como: administrador, planejador, orientador, especialista, representante externo do grupo, controlador das relações internas do grupo, o autor de punições e recompensas, árbitro e intermediário.

Nos grupos formais, o líder é designado por alguém de fora e, certos traços da personalidade, tais como a autoconfiança, a inteligência e a capacidade de realização, parecem ser propícios ao exercício da liderança.

O assunto referente à liderança é palco de discussões entre estudantes, teóricos, homens e mulheres, pessoas das mais variadas nações,línguas, posições sociais e empresariais, do chão da fábrica à presidência.

O fundamental, quando o assunto é liderança, é o entendimento das necessidades das pessoas. É buscar saber o que elas esperam e, tentar responder a cada uma das necessidades e formas de entender e agir no dia a dia. O assunto é tão complexo, como a natureza humana.

Algumas pessoas dentro das empresas esperam ser cuidadas, outras querem liberdade para assumir riscos, outras são mais ponderadas, outras ainda querem fugir das responsabilidades e, assim por diante.

Bons Estudos!