Desenvolver o trabalho em equipe, dirigir e controlar processos que visem melhorias nas organizações.
Chefia
Quando falamos em chefia e em liderança, de imediato nos vem à mente a tendência a confundir os conceitos, as funções e seus elementos integrantes.
Normalmente, quando se diz “líder”, pensa-se em “chefe” e, vice-versa. Há muito líder que não é chefe e há muito chefe que não é líder. Também há aqueles que não são chefes nem lideres, mas apenas ocupam as funções inerentes.
Muitas são as designações utilizadas para definir a função do chefe: chefia, direção, supervisão, gerencia, coordenador, etc, o que torna complexa qualquer tentativa de se conceituar - de um modo definitivo - o que venha a ser chefia e liderança.
Em lato sensu, chefia significa planejar, organizar, coordenar, acompanhar, supervisionar, orientar, instruir, controlar, etc.
Em stricto sensu, chefia exprime, simplesmente, fazer o grupo funcionar para que seja atingido determinado objetivo.
Na prática, nota-se que as atribuições do chefe dependem - principalmente - do contexto em que ele estiver inserido, variando em sua intensidade de acordo com as exigências do meio e dos objetivos.
Liderança
Liderança é o exercício da autoridade em um grupo social. Depende de certas qualidades que variam com a natureza do grupo social e as circunstâncias em que se estabeleceu esta liderança.
Os líderes exercem as mais diversas funções, tais como: administrador, planejador, orientador, especialista, representante externo do grupo, controlador das relações internas do grupo, o autor de punições e recompensas, árbitro e intermediário.
Nos grupos formais, o líder é designado por alguém de fora e, certos traços da personalidade, tais como: a autoconfiança, a inteligência e a capacidade de realização, parecem ser propícios ao exercício da liderança.
O assunto referente a liderança é palco de discussões entre estudantes, teóricos, homens e mulheres, pessoas das mais variadas nações, línguas, posições sociais e empresariais - do chão da fábrica à presidência.
O fundamental, quando o assunto é liderança, é o entendimento das necessidades das pessoas. É buscar saber o que elas esperam e tentar responder a cada uma das necessidades e formas de entender e agir no dia a dia. O assunto pode ser tão complexo, como a natureza humana.
Algumas pessoas dentro das empresas esperam ser cuidadas; outras querem liberdade para assumir riscos; outras são mais ponderadas; outras ainda querem fugir das responsabilidades e, assim por diante.
Bons Estudos!