O novo desafio do trabalho, marcado pela diminuição da procura de profissionais assalariados, dando lugar à atividade informal e a ampliação de micro e pequenos negócios, impõe a necessidade de capacitação para o empreendedorismo.
Quando nos referimos à capacitação para o empreendedorismo não estamos querendo dizer, necessariamente, a abertura de negócios. Referimo-nos a adoção de atitudes que contribuam para o alcance de bons resultados no cotidiano da vida, expresso por meio do desempenho escolar, das relações familiares, sociais e, consequentemente, no mundo dos negócios, agora ou futuramente.
Neste sentido, o jovem poderá potencializar sua capacidade de transformação social agindo como protagonista no contexto no qual está inserido, ampliando suas possibilidades de ser bem-sucedido no papel de adulto.
Destacamos a satisfação do PROGRAMA EDUCA BRASIL em poder se fazer presente em um momento de escolha e transformação tão importante para os jovens e sabemos da responsabilidade que nos cabe diante desse processo.
Estamos conscientes também do impacto positivo que nossa ação poderá gerar, em termos de emprego e renda.
O curso adota o paradigma de que não existe um único grupo de atitudes empreendedoras, razão pela qual nosso objetivo é levar os participantes a entenderem que atitudes empreendedoras são aquelas que contribuem para a obtenção de bons resultados.
De acordo com Dolabela (1999, p. 68): “O empreendedor é alguém que define por si mesmo o que vai fazer [...]. Ao definir o que vai fazer, leva em conta seus sonhos, desejos, preferências e o estilo de vida que quer ter.”
Desta forma, consegue dedicar-se intensamente, já que seu trabalho se confunde com prazer.
Outra referência importante utilizada no curso é o pressuposto de que a formação do empreendedor requer muito mais a adoção de atitudes empreendedoras do que a formulação de conceitos acadêmicos ensinados por outras pessoas.
Objetivos do Curso
O objetivo do Curso de Empreendedorismo do Programa EDUCA BRASIL é levar os alunos a:
Bons Estudos!