Vitrinismo

Atingir o público em trânsito, informar e possibilitar o conhecimento e reconhecimento do produto.

Estimula a compra, exibe a mercadoria e estabelece a identificação entre os seus valores e os do consumidor.

Desde a antiguidade que existe a necessidade de expor os produtos de forma atrativa, como nos mercados árabes e egípcios ou até mesmo feiras medievais.

Com o crescimento das cidades o ponto de troca dos produtos passaram a ser fixos e os proprietários destes espaços tentaram atrair o público com uma exuberante exposição do produto na frente do espaço e, desde a exposição da primeira vitrine, surgiram diversas formas de as expor e embelezar a frente dos comércios e empresas.

Nos anos 90, com o desenvolvimento tecnológico e com o nascimento de novas marcas, as mostras tornaram-se autenticas máquinas propagandistas.

Passa a ser uma ferramenta de marketing onde se realizam estudos exaustivos do público-alvo com o intuito de influenciar a compra.

Graças às experiências dos vitrinistas do passado, os atuais podem trabalhar com uma diversidade de técnicas que foram provadas como eficientes.

No século XXI a supremacia da internet como forma de comunicação, fez com que o vitrinista como profissional, tivesse um papel preponderante.

O seu trabalho deve fazer com que o consumidor saia da sua zona de conforto e procure o espaço trabalho, passando por apelar-se aos sentidos, utilizando aromas, músicas, provas de degustações, entre outros.

Para o Consumidor

Exposição quebra a monotonia da compra: Uma loja de auto-serviço sem exposições promocionais torna-se um sistema físico linear e simétrico. Esse aspecto é tanto mais intenso quanto maior for à loja. Sendo assim, uma exposição colorida quebra a monotonia e transforma o ambiente em algo mais vivo e dinâmico, transformando assim, o ato de comprar em algo mais agradável.

Para o Varejista

A exposição aumenta a média de vendas: Uma vez que a exposição bem feita estimula a compra por impulso, automaticamente os consumidores tendem a comprar mais, aumentando assim o ticket médio de compras na loja.

Bons Estudos!


Inscrições | PEB Social